CREATORS: O novo paradigma profissional

Os criadores de conteúdos são os novos professores e lideres. Grandes indivíduos estão tomando a frente no digital, e impulsionando a conscientização que parte das grandes instituições renomadas não o fizeram.

BUSINESSCREATORNEGÓCIOS DIGITAIS

Caroline Cardeal

1/7/20253 min read

Nos últimos cinco anos, observamos a alta velocidade nas evoluções tecnológicas no mundo, existem novas oportunidades no mundo digital mas pouco se fala no Brasil com seriedade e profissionalismo.

A internet ainda é vista por muitas pessoas como apenas um ‘‘facilitador de informações, entretenimento just for fun’’. Principalmente, no que tange o uso dos aplicativos, o raso entendimento do que é a internet limita completamente a significância do potencial que ela realmente é.

Nos últimos 10 anos de sua evolução a internet se mostrou ser não só apenas uma ferramenta, mas também uma estrutura tecnológica na qual as pessoas se conectam e constroem soluções.

Uma rede qual pode ser comparada a um cérebro humano facilmente, nos conectando com o mundo globalmente em velocidades jamais imaginadas a 70 anos atras, a sua evolução não se limitou apenas na comunicação, como também se expandiu rapidamente em grandes corporações, indústrias robóticas, e startups revolucionárias.

Observamos que, a internet impulsionou a distribuição de informações raras e exclusivas, quais apenas as grandes instituições possuiam. Um grande fenômeno educacional atualmente acontece. A internet estava proporcionando não só eventos tecnológicos, mas também eventos de evolução intelectual na sociedade. Hoje, as pessoas se educam e se informam em padrões fora das curvas de aprendizado formal e convencional que antigamente éramos obrigados a seguir.

Os criadores de conteúdos são os novos professores e lideres. Grandes indivíduos estão tomando a frente no digital, e impulsionando a conscientização que parte das grandes instituições renomadas não o fizeram.

Nos últimos 7 anos não só surgiram novos nomes do mercado digital, se construiu uma nova economia, transformaram este mercado em um lugar criativo milionário, conhecido como “creators economy”.

Creators Economy é o ecossistema em amplo crescimento de mais de 200 milhões de criadores que estão monetizando sua individualidade de inúmeras maneiras. Esses criadores variam de pessoas que produzem conteúdo em plataformas como Instagram, Meta, OnlyFans, TikTok, Twitch e X até aqueles que lançam comunidades pagas ou cursos em plataformas como Mighty Networks e KLIQ. Os criadores também optam por monetizar suas paixões construindo comunidades, enquanto outros se concentram em hobbies de nicho, como criar arte japonesa ou criar cerâmica turca.

Em apenas alguns anos, o número de criadores aumentou de 50 milhões para mais de 200 milhões em todo o mundo - e espera-se que continue crescendo com 70% da Geração Z com o objetivo de se tornar criadores como sua escolha de carreira preferida.

Espera-se que o tamanho do mercado de criadores dobre até 2027.

Qualquer um pode se tornar um criador, e se você ainda não tentou, nunca houve um momento melhor para tentar. Nos Estados Unidos já disseminam esta nova realidade, e pouco a pouco está se aproximando do mundo.

Futuramente todos os indivíduos serão Creators.

A economia criadora até chegou à Casa Branca!

O Escritório de Estratégia Digital da Casa Branca sediou seu primeiro evento de economia criadora em agosto, convocando 100 criadores digitais, startups, plataformas e influenciadores para discutir questões urgentes dentro da economia criadora hoje - desde privacidade e remuneração justa até IA e saúde mental.

“Cada vez mais consumidores estão procurando aprender e obter informações diretamente de quem eles consideram um especialista. Nunca houve um momento melhor para criar conteúdo e educar seu público sobre seu conhecimento de nicho.'' –Ben Camara, fundador da KLIQ

No próximo ano, esperamos ver vários novos criadores lançando suas próprias marcas de criadores. A IA terá um impacto ainda mais significativo nos criadores, permitindo que eles pensem e sejam globais desde o primeiro dia. Também esperamos que haja uma regulamentação mais rígida em torno do uso do conteúdo dos criadores em grandes modelos de linguagem. Além disso, provavelmente veremos alguns novos unicórnios surgirem, com a maioria deles no espaço da IA por enquanto.

Entenda mais sobre a dinâmica da Economia Criativa clicando aqui.

O número de pessoas que se tornam criadores continua a atingir novos máximos. Acreditamos que, no futuro, a maioria de nós assumirá o papel de criadores - seja como uma carreira em tempo integral ou ao lado de nossos trabalhos diários.

Está rapidamente se tornando a carreira de escolha para muitos membros da Geração Z, que priorizam a independência financeira e a ambição empreendedora.

A Geração Z está moldando o futuro, esta geração está redefinindo planos de carreira e influenciando a próxima onda da Creators Economy!

Não é incrível?

Te vejo na próxima News para aprofundarmos cada vez mais.

Be Creator.