A visão do Egito sobre o Coração: Ação Devocional

Estou compartilhando uma pratica devocional nas minhas redes que conheci há um ano atrás. Adquiri esse conhecimento em uma mentoria couch paga, onde adentra muitos assuntos sobre a nossa existência, principalmente no que diz respeito as nossas crenças e valores, pautas que quero discutir mais a frente..

AUTODESENVOLVIMENTOPSICOLOGIACRIATIVIDADE

Carol, The Creator

11/28/20243 min read

Se você está em uma trilha de autodesenvolvimento esse conteúdo está alinhado com você, veja a seguir.

Percebe a verdade ante ti: uma vida sã,

um espírito aberto, um coração puro,

um intelecto ardente, uma percepção espiritual

sem véu (…)

Tais são os degraus de ouro sobre as quais

o aprendiz deve subir para chegar ao templo

da bondade divina”.

H.P. Blavatsky. (Collected Writays)

Quando o coração, nó dos vasos e fonte de sangue

que circula rapidamente por todos os membros,

foi colocado, por assim dizer, no posto de guarda”.

Tais são as palavras do divino Platão no seu Timeu, enigmática obra que é o compêndio dos ensinamentos secretos sobre o homem e o universo. Este ensina sobre o coração, o sábio grego que bebeu nas fontes de sabedoria de Heliópolis. Explica que é o coração quem permite que a parte melhor mande no todo, e que só a voz do coração é escutada por “tudo o que no corpo tem sensibilidade”.

É por isso, como ensinaram os Iniciados egípcios, que o coração é a sede da consciência moral, o trono onde mora o deus que é rei do Homem. Como todo o sangue é impulsionado pelo coração e a ele volta, toda a vida deixa a sua pegada no coração, os egípcios representaram-no por uma vasilha onde se encontra a essência das experiências vividas. No peso do Coração do Defunto é o que é pesado num dos pratos da balança; no outro a pluma da Verdade (Maat). É necessário para superar esta difícil – a mais difícil, a definitiva prova – um coração de fogo, que reduza a cinzas as acções. É necessário um coração de luz, como é de luz símbolo, a pluma, de luz, de verdade e de justiça.

O coração é o sol do homem.

Ao contrário do que a nossa sociedade julga; Quem segue o coração é vulnerável e emocional demais!! BLA BLA BLA!

Mas, quem possui a inteligência em trafegar entre os sentimentos e emoções junto ao coração e a mente sabem o poder transformador que habita dentro de si.

O coração possui uma áurea que pode atingir quilômetros de distância, a força etérea podem preencher grandes lugares. Assim como Jesus, curando sem o toque, apenas com a sua passagem pelas ruais.

Podemos agora imaginar e entender os motivos pelos quais Jesus Cristo é lembrado pelo seu Coração Sagrado e pela sua magnitude transformadora e amável.

Pense!

O coração dá a verdadeira medida.

Todo excesso é um impedimento para o coração. Diz:

“SEGUE O TEU CORAÇÃO DURANTE TODA A TUA VIDA” ou “NÃO VIVER DE ACORDO COM O CORAÇÃO FAZ DESAPARECER O CORAÇÃO”.

Ensina Pthahotep quem ignora e esquece o coração. Que um bom coração é o melhor dom de Deus. Nada, nem bens, nem saúde, nem riquezas podem ser-nos mais uteis que o coração.

“PARA UM HOMEM O SEU CORAÇÃO É VIDA, SAÚDE E PROSPERIDADE (ANKH – OUDJAT – SENEB).

A linguagem do coração é a linguagem da alma, o distintivo do nobre:

“Só pode mandar aquele que chega ao coração” e “chega ao coração aquele cujas palavras não giram egoistamente em torno a si”.

É para Ptahotep desde o coração que se ordenam todas as potências da alma. Pois é aí onde vive Maat, a pedra angular que dá a cada um o seu justo lugar.

“Quem obedece ao seu coração estará em ordem”.

Para os egípcios obedecer é ouvir e entender, ambas faculdades do coração.

A Prática do Retorno ao Coração Sagrado

Essa prática, é uma meditação silenciosa conectada a mão ao coração (em situação totalmente sóbria) em frente ao seu “altar” ou aquela mesa de reza qual você sempre pede auxilio aos seus queridos da sua devota religião, ou como prefira.. me refiro a algo em sua particularidade, eu chamo de altar e meu cantinho de descanso..

O preferível é fazê-la quando se acorda, pela manhã, todos os dias, com os olhos fechados, em silêncio, respiração profunda, e mãos diretas ao coração.

Existem muitas potências dentro dessa prática.

O mais surpreendente é o caminho integrado entre a mente e o coração, também quero criar conteúdos sobre essa ponte indestrutível. Ela deve ser sempre reforçada e vigiada.

A mente idealiza e o coração manifesta

Sem o coração não existe a criação

Sem o criação não existe o coração

Sem a ação não existe nada

É um espaço de reconhecimento da essência divina que esta dentro de você!

É um lugar de reconhecimento do seu EU CRIATIVO.

Ficou interessado sobre esta prática?

Existem milhares de perspectivas que eu gostaria de compartilhar e estou fazendo este trabalho pessoal para trazer mais detalhes e insights sobre!

Se increva nesta Newsletters para receber futuramente as que serão criadas!

Com coração,

Caroline Costa